2 de abril de 2006

Uma estrela não é necessariamente sozinha, mas todas as estrelas possuem entorno de si uma vastidão considerável de distância em relação umas das outras. E, ainda que existisse ônibus espacial especializado em transporte cósmico estelar intra-sistemas, ainda assim, não creio que as pobres viajassem tanto ou ousassem perder um minuto precioso no qual poderiam estar brilhando escandalosamente belas, só para não estarem sozinhas.Sim. Posso entender que um homem não seja uma ilha.
Mesmo porque, nem que este sujeito queira, poderia viver sozinho assim.
“Um homem é uma vida cercada de outras por todos os lados.” E isso é irreversível.
Mas, estar só, algumas vezes é irreversivelmente irresistível...
...E acho que toda a estrela sabe disso.

Camila Caringe.




(Camila Caringe, 09.2005)

Pele Azul

E é assim. Não tem mais jeito. O mundo não cresceu, mas a população sim. Estamos mais negros, mais louros, mais gays, mais ricos, mais pobres, mais exclusivistas.
E a humanidade aprendeu a fazer barulho, greve, passeata, protesto.
Alguém nasceu para o capitalismo enquanto outrem morria pelo comunismo.
Aprendemos a arte da divisão. Dividimos tudo. Criamos partidos de direita, esquerda e até de centro. Criamos times, escolas de samba. Resumimos o mundo: tudo o que não é bom, só pode ser mau. E essa nova filosofia foi camufladamente desenvolvida e aprofundada: tudo em que eu não acredito está errado e, se está errado, então é mau.
Nosso sistema imunológico passou a ser nossos conceitos pré-estabelecidos: isso eu não como, isso eu não quero, disso eu não gosto, isso é feio.
Conceito pré formado: pré-conceito. Preconceito!
Simples x complicado.
Serve x não serve.
Ideal x impróprio.
Perfeito x imperfeito.
Verdade x mentira.
Absoluto x relativo.
É claro. A gente já sabe de tudo. É só abrir o jornal que já se ganha o dia. Sabemos de tudo por mais um dia. Até que saia o jornal de amanhã estaremos a salvo.
Algumas pessoas rotulam. Outras se esforçam para que caibam nos rótulos que desejam. Algumas até mesmo se obrigam a caber em rótulos que jamais almejaram.

“Eu sou azul. Mas eu não queria ser visto como azul. Mas este ambiente é inapropriado porque eu sou azul e as pessoas vão me achar muito azul para fazer isso”.

E assim caminha a humanidade. Com passos de formiga e sem coragem. Sem coragem de dizer que tem vontade de fazer aquilo que sempre critica quando o outro faz. Sem coragem de cantar alto, de dançar sem saber como, de falar que não concorda, de aprender o que não sabe, de começar primeiro, de assumir que não acredita, de contar que tem medo.
Estaremos a salvo enquanto o vizinho não souber o que escondemos na garagem. E na garagem escondemos um diário indelével de percepções que fingimos não ter. Escondemos esqueletos no armário. E continuamos a dividir tudo. O dividido sente-se a parte rejeitada, mas continua a dividir-se por si próprio.
Dividir-se, apartar-se, limitar-se, restringir-se, colocar-se, dividir-se.
Por detrás da pele azul existe a consciência de que pouco importa, mas ainda a atitude de quem peca.


Camila Caringe.
03.2006

5 comentários:

Anônimo disse...

Belíssimas palavras , parabens.
Voltarei em breve para mais comentários.
Um beijo no coração.
Fique bem a humanidade precisa de você. (LW)

Felipe Teles disse...

( o inventor de anonymous)aa ca dizer oq..dizer q pensei nisso ontem..dia 2? pode parecer mentira..mais pq mentiria pra vc...eh legal ver q pensamentos e raivas e sentimentos formas de pensar si misturam mesmo naum mais conversando como antes..somos diferentes..somos os q salvaram a humanidade ou talvez ela naum mere;a isso..
sei q amei esse texto a diferença eh q eu tento mostrar um pensamento dizendo meus pensamentos ou melhor "soltando" meus pensamentos.......entendao qm for..como minha mente eh muito confusa sempre naum consigu definir minha ideia e mostrala dessa forma q vc faz tao lindamente.... esse texto tmb vale pra vc...vc faz tudo isso....ou as vezes eh imposta a fazer...mais le o meu texto q vc vai ve..tmb atualizei o meu, le o texto
oq tenho a dizer la eh algo como, si um naum fosse naum mascarassi... o azul...de ser.os outros naum iam fazelo..
sei la...quer fikar sozinha fike..mais sorria sempre.eu ti acho..num quero ti ver mesmo quero ti achar

bjos....amoti flor.....mmtooo viu....vc ta nu meu core..

Anônimo disse...

Aos meus olhos e mentes
as palavras e meus olhos
maravilhados e interessados
...como nunca deixaram de estar
em relação a sua pessoa ....
A humanidade , uma palavra
que sempre se faz presente
em seus presentes (as palavras)
bem como percepções ,
aquela que compõe uma
das melhores frases já ditadas por vc,
que permanece escrita
na capa de um caderno
A natureza da poesia
e a paixão pelas ondas
as do pensamento ao ler
ler e ler novamente
Sua personalidade unica,
agora posso encontrar
nestas palavras e talvez um dia
consigua saber de você
ou o que pensa ou que sente
ao escrever e desejar
conversar ...

Bela foto e muito bem escolhida.
Lembre-se a sua verdadeira força

estará na sua aparente fraqueza.


Fique bem bem
voce ja sabe.....

Anônimo disse...

A humanidade sem dúvida passa por um momento de crise. Crise esta fundamentada de não se levar em conta a experiência social, toda a história de atos e pensamentos desenvolvidos pelo homem através da história. Como dozia Aristóteles, o homem sendo animal político, tem a necessidade de interagir com os outros, por meio da sociedade, que já no ato de nascer já nos aderimos a ela.
Culturalmente, as sociedades possuem diferentes pontos de vista, segundo costumes e tradições. Tendo, assim, de se ter grande cuidado nas posturas relativistas, como você bem explicitou. Esta concepção de que as pessoas se camuflam em rótulos é o que infelizmente acontecem com algumas pessoas para não serem isoladas, sofrerem, assim, as chamadas sanções sociais por serem diferentes das massas. Acredito na força do caráter, para desse modo agirmos com expontaneidade, sem pensar nas possiveis represálias. É até por esse motivo talvez que as pessoas acabem dividimdo-se, como nos grupos de amizades, e até mesmo nos partidos políticos...
Que a autenticidade reine, que a coragem seja inerente às decisões do homem.
Parabéns pelas palavras Camila...
Continue sempre assim, um grande beijo!!

Anônimo disse...

O que dizer? Que você é linda, que amo seus textos, que sua forma tão realista e ao mesmo tempo poetica de expressar seus pensamentos, sentimentos, angústias e alegrias me encantam e envolvem qualquer um que tenha o mínmo de conciência????
Bom, acho desnecessário, você sabe disso!!!!
Assim como também deve saber que eu ADOREI esse texto e que amo você!!!!!

Saudades....

Beijos.... E muita inspiração pra você!!!!