31 de dezembro de 2008

Fuja do cliché. Beba coca-cola.

Promessas manjadas que não precisam de um novo ano para acontecer, nem de uma segunda-feira:

· Começar o regime – Feche a boca de uma vez. A começar pela ceia. Se você resiste a comum fartura desta noite, você resiste a tudo pra sempre. Vai por mim.

· Fazer mais exercícios – Nem que seja jogar bolinha de gude, vai. Se for com a molecadinha do bairro você pode sugerir que os buracos da rua a 5 quarteirões pra baixo são melhores. 5 pra ir, 5 pra voltar e você já fez uma caminhadinha. Vai ser moleza! Descarta essa promessa e pensa em outra mais difícil.

· Dormir mais – Delícia. Deita e esquece. Nada mais natural. Auto-hipnóse pode ser útil.

· Dormir menos – Use despertadores. Sim. No plural. Em pontos estratégicos ao redor de seu adorável leito. Quando todos eles começarem a soar em uníssono lembre-se de que um terço da sua vida você passa na cama dormindo, ainda que sua cama possa ter tantas outras serventias... A sensação de desperdício e incômodo vai dar conta de te manter com os olhos abertos.

· Parar de bater no Seu Madruga – Repita como um mantra: “A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.”

· Parar de fumar e/ou beber – Promessa nível “easy baby”. Chiclete!

· Tomar banho diariamente – Para algumas pessoas pode parecer complicado mesmo. Mas estudar linguagem corporal para ler as reações humanas aparentes quando você entra em algum ambiente pode ser de grande auxílio no processo de conscientização de certas necessidades básicas do universo social.

· Aprender a comer mais frutas e legumes – Não olhe e não cheire. Enfie na boca e mastigue na velocidade três do créu, procurando relaxar a musculatura facial (isso evita rugas e ânsia).

· Reviver um livro, um romance, uma amizade, um projeto – Não reviva nada. Figurinha repetida não completa álbum. Mude de canal. Recomendo Adult Swim.

Do mais, abstraia simpatias, conselhos, regras e postagens. Feliz 2009.

29 de dezembro de 2008

(in)ex(-)ato

Algumas expressões não podem se concretizar porquê não existe forma possível pra elas. É como um espírito sem corpo. Não cabe na fôrma anterior, mas também não tem uma nova. Então o significado fica pairando, bobo, volitando sem ser capturado e retransmitido.
E chega a ser mesmo um lamento isso... Porque o que não é dito, de qualquer maneira que seja, se perde. É como se dissolvesse no ar... e, embora seja um eco eterno, é uma forma de existência que ninguém alcança, entende ou toma conhecimento.
Mas... algumas sensações... realmente... não fogem de ser inexprimíveis...




foto by L. de Sálua

28 de dezembro de 2008

...só sei que foi assim...

_ Mas não minto, a melhor parte foi quando a noite caiu e meu pensamento voou no céu escuro e disse: "Preciso voltar".

Pois que também não minto, meu pensamento andou às voltas de seu céu anoitecido e disse: “Uhul!”.

27 de dezembro de 2008

Com celular.

Porque o azar algumas vezes vira sorte, meu novo celular é mais moderno, mais lindo e mais útil do que o anterior.

O mesmo número, inclusive, para a comodidade de meus contatos.
Apareçam.
E agora pode ser por telefone mesmo.

25 de dezembro de 2008

...então é Natal...

Desenho por: Edu Gomes

E como diz o Du, de várias maneiras, Natal é só alguma coisa boa que paira no ambiente...
“Até os bandidos roubam menos... Eles pensam ‘ah... é Natal vai...’ e tudo fica melhor...”
Então, meu grito, do fundo do coração: que coisas boas pairem no ambiente dos meus 3 leitores!!! Beijo mãe, beijo vó e beijo irmã! "É isso aí... um joinha pra vocês..."

Postagem freneticamente inspirada em: http://www.fotolog.com/a_fuga/58357669

21 de dezembro de 2008

...mas o vício pode ser bom...

Era uma menina simples.
Tinha um cabelo simples, uns olhos simples, umas roupas simples. Era um ser-nada-demais que vestia um’alma simples.
O quê de rebuscamento ficava por conta do que diziam dela, do que faziam por ela, do que sentiam por ela. E era quanto e tanto que era lindo. E ela se sentia rica demais pra ser dona do mundo.
Amigos se penduravam na janela do seu quarto até de madrugada. E sono era o de menos quando a magia de uma companhia trazia tantos sorrisos que monotonia ou solidão não eram conhecidas.
Ela lembrava às almas companheiras que estavam sendo assaz complacentes com seus defeitos, que não merecia tamanha honra de tal carinho de tal natureza e que tais cuidados e carícias passaria a vida sabendo-se incapaz de merecer, justificar ou entender. Mas os amigos continuavam brotando como flores numa eterna primavera, enfeitando até o que não era terra, tornando a vida dela um jardim sem fim de cores, sabores, cheiros e delícias.
Era uma alegria quase insuportável que ela suportava a bem dos sorrisos próprios e alheios. Regava as flores como podia. E elas cresciam ao seu redor, indizíveis, incontáveis, indefiníveis...

19 de dezembro de 2008

...sorte viciada...

Today's fortune: Do right and fear no man
Podia ser…
Sorte de hoje:
você não vai encontrar alguém a quem todos saibam que você encontrou até quando estiver lendo jornal na fila do pão e vai ser feliz mesmo assim
Mas não era.
Para ser precisa, talvez devesse ser...
Sorte de hoje:
você vai bater com a cabeça bem forte em alguma idéia maluca que envolva um grande desapego
O que seria o equivalente a...
Sorte de hoje:
sofra, se é o que prefere
E então...
Sorte de hoje:
preferência não é a palavra certa quando sua razão já voou pelos ares

18 de dezembro de 2008

Da série - Mais coerente impossível, versículo V

Estava eu contando para a minha irmã sobre a carta que recebi:

“Seu presente está preso na alfândega. Espero que o retire. Ah... tem taxas...”

E ela pergunta:

_ Onde que fica a Alfândega? É um lugar bem longe, não é?
_ É! Fica no oriente médio.
_ É mesmo?
_ É sim. Fica perto do Paquistão. É assim, tipo, aqui tá a Inglaterra, daí vem o Brasil. A Alfândega fica entre o Japão e a China.
_ Ah...

_ Depois procura no mapa. Tenho um dicionário sociológico do século XX que talvez te ajude.
_ Hum...
_ Mentira, doida!
_ Ah... não é verdade? Mas tem um país com esse nome, não tem?

Mãe faz uma tentativa desesperada de salvar a filha:

_ Você tá confundindo alfândega com Afeganistão.

E ela confirma:

_ É! Então! Sabia que tinha uma palavra parecida!
_ Tem! Almôndega! Aliás, o Afeganistão e a Alfândega era tudo um país só. Daí, depois dos conflitos eles se separaram. E virou tudo almôndega!

17 de dezembro de 2008

.A BANCA.

Uhul!
Brigadu mãe, brigadu irmã, brigadu vó, brigadu Má, Gi, Rô, Lê, Chi, Ja, Fá, Vi, Man, É, Si, Bi, Gla, Pa, Co, Cá, Thá...
Uhuuuul!
...
Passei.

15 de dezembro de 2008

Desopilando as estribeiras

Era eu voltando pra casa depois de saber como seria o ritual da primeira banca. Como diz o velho provérbio: da primeira banca a gente nunca esquece. E parece mesmo ser assim.
E era eu, parada, esperando para atravessar a Radial Leste, a pé. E era, do meu lado, um senhor negro, rijo, educado, com um perfume ardente.


_ Olá!
_ Olá. – respondi.
_ Demora esse negócio pra gente poder atravessar, né?
_ Ah, é!
_ Sabe, eu gosto de ter gente por perto pra conversar! Acho muito importante isso.
_ Ah, sim sim. Mas é mesmo. Muito importante.
_ Você é estudante, né?
_ Sim.
_ Faz o quê?
_ Jornalismo.
_ Aaahhh...!!! Você faz jornalismo? Que lindo! Sabia que eu já saí duas vezes na Veja?A revista, sabe? Então! Quando eu vou pra minha cidade eu levo as revistas e todo mundo diz que eu tô importante. Mas lá eles não entendem muito dessas coisas. Eu sou de Salvador! Soteropolitano. Sabia que quem nasce em Salvador é soteropolitano? Fiquei com uma raiva! Lembra aquele dia do Show do Milhão que o hómi não sabia como chamava a pessoa que nascia em Salvador? Mas eu sabia, porque é a minha cidade. Eu dava pulo em casa de raiva que o sujeito não sabia. Mas fiquei pensando: aquilo tudo é combinado, não é combinado?
_ Olha... eu não sei...
_ Ah! Eu acho que é combinado! Não é possível! Teve outra pergunta também que eu fiquei com raiva. Era sobre a bandeira, “Ordem e progresso” tem 15 letras. 5 com E dá 6. Mais 9 do progresso dá 15. Não é que o cabra errou? Você assistia esse programa? Nossa eu adorava! Você assistiu dessa vez? Se lembra?
_ Não... acho que não...
_ Então, é porque eu sou professor de português e matemática, né? Eu tenho uma filha que é psicóloga e mais duas que são professoras, porque fizeram o magistério. Você sabe o que é magistério, né? Então. Pois é. Mas eu sou de Salvador. Vou te provar. Olha aqui.
_ Nossa... É mesmo... Seu RG é de Salvador. Nessa época tava só de bigode, hein?
_ É! Não! Nessa época eu tava sem barba! Mas eu sou formado em patologia clínica, sabe? Que faz exames e tal. Mas eu também sou boxeador. Daí é bom que eu te acompanho e te protejo, porque eu também sou, óh!, capoeirista. Tenho 54 anos, mas me sinto um menino! Aguento dois homens! Nossa! Você é muito legal, hein?! Muito legal mesmo, adorei você! Simpatia! Mas olha! Vai ter uma festinha de final de ano lá na firma onde eu trabalho e eles vão até doar aquelas cestas básicas, sabe?
_ Ah... puxa, que ótimo!
_ É! É bom, né? Então! Vai ser ótimo mesmo! Onde você trabalha vai ter festinha também? Aliás, você vai se formar, né? Se você me chamar... Olha, eu tô vestido assim, mas se você me chamar eu vou lindo! Eu pego a roupa mais linda do meu armário e me visto todo bonito. Vai ter festinha?
_ Ah... mas ainda falta um ano pra mim...
_ É, né? Ah... mas tudo bem. Olha, eu moro nessa rua, foi um imenso prazer acompanhar a senhorita. Nunca conheci alguém assim. Você é maravilhosa. Incrível mesmo. Não teve preconceito, viu que eu sou trabalhador, me tratou com respeito. Meu nome é Luis. Sei que não vamos nos ver até o Natal, então dá um beijo na família por mim, manda lembraça pra todo mundo lá, um feliz Ano Novo e vá com Deus, filha, vai. Foi um prazer, viu? Você é ótima.
_ Ah... foi um prazer conhecê-lo também, senhor Luis. Feliz Natal e feliz Ano Novo. Até mais!

Ao final estávamos ambos mais calmos. Senhor Luis e eu.

14 de dezembro de 2008

Ufa!

Exemplo de ruído na comunicação verbal, escrita, por isso mesmo visual, interpessoal, indireta, particular, bidirecional:

.Glauber. diz:
ok..com certeza
.Glauber. diz:
tudo que vem de vc, é aproveitável
Camila diz:
"aproveitável"
Camila diz:
ah..puxa... devo agradecer? isso foi um elogio?
.Glauber. diz:
a palavra não soa bem né?
.Glauber. diz:
não falei de maneira xula
.Glauber. diz:
desculpa
Camila diz:
definitivamente não
Camila diz:
rs
.Glauber. diz:
posso trocar?
Camila diz:
desculpado
Camila diz:
vai lá
Camila diz:
tenta denovo
Camila diz:
rs
.Glauber. diz:
hauhauaha
.Glauber. diz:
olha lá....
.Glauber. diz:
uahuahuahuaaa
.Glauber. diz:
to rindo muito aqui
.Glauber. diz:
uahuahuahahauaha
.Glauber. diz:
calma ae, não é essa a palavra
Camila diz:
rs
.Glauber. diz:
é que foi tão seco que eu não to me aguentando rs
Camila diz:
hahahaha
Camila diz:
rsrs
.Glauber. diz:
bom, aproveitável pode ser substituído por "tudo que vem de vc, me acrescenta"
.Glauber. diz:
é nesse sentido, de soma
.Glauber. diz:
rs


11 de dezembro de 2008

Esquisitices

Não conhecer um desconhecido e, ainda assim, reconhecer suas virtudes e adorá-lo.

Constatar que numa prova para a qual você estudou em grupo, o grupo foi mal e você se safou do exame.

Não tomar leite no café-da-manhã porque acabou o nescau.

Ficar sem ouvir o celular tocar por uma semana.

Receber comentários anônimos no seu blog e passar o dia pensando em quem terá sido.

Professora avaliando o trabalho de um trio, sendo que duas pessoas ficam com média e uma fica sem nota suficiente. “Péra. Deve haver uma explicação...”

Ser assaltado e negociar com o sujeito. “Bem, vamos conversar. Eu tenho aqui R$ 30,00. Dez pra você e vinte pra mim, pode ser? Bom, o dinheiro é meu, fui eu que trabalhei, fui eu que ganhei. É pegar ou largar!”

Ouvir uma mentira que você sabe que é mentira e a pessoa que está contando a mentira sabe que você sabe que é uma mentira deslavada, mas ainda assim segue em frente. “Vou ao show, mas é pra fazer uma matéria, não é pra me divertir...”

Ficar até 3 horas da manhã estudando... com a sua irmã. Porque ela tem 4 exames para fazer, está desesperada e você não consegue dizer “se vira aí mina”.

Ouvir alguém dizer ao telefone que “nós estamos fazendo” e saber que significa “a Camila já tá vendo isso, mas eu vou pressioná-la pra ver se acaba mais rápido, pódexá”.

10 de dezembro de 2008

A felicidade tem boa alma

9 de dezembro de 2008

Inexprimível expressão

...Porque quase não é possível conviver com a responsabilidade de se estar sendo observado, de ter um rosto, de ter uma identidade e, ainda por cima, de ter um blog, orkut, myspace, T-global, facebook, msn...

“A observação passa a ser o mecanismo mais sutil de controle na medida em que identifica as ações e o agente. Diante do olhar especulativo de um controle invisível, tudo o que não é obrigatório torna-se proibido. O olhar é a garantia de um comportamento esperado.”

L. M. Sá Martino – Comunicação: troca cultural?

7 de dezembro de 2008

Sem celular.

Simples assim.
A última vez que o vi foi quando disse “coloca no seu bolso pra mim?”.
Daí foi-se para nunca mais.

Se conselho fosse bom não se dava, vendia. Estou vendendo este aqui: “nunca peça para alguém guardar qualquer coisa pra você no bolso quando se trata de um show onde tem bate-cabeça.”

Se estiver interessado em comprar este conselho entre em contato.
Mas não por telefone.

5 de dezembro de 2008

Big - gift

3 de dezembro de 2008

...que já passou da hora.

É um incômodo sobremaneira, de modo que nem cabe em verbo algum.
É um quê que começou com um q, até que virou um quê inteiro, só pra me remoer o juízo.
E, como se não bastasse, ainda deu cria.
Daí virou vários, dando voltas na minha cabeça.
Pensei em princípio de matar todos eles. Com inseticida. Jogando a latinha.
Depois achei melhor esmagar com o chinelo mesmo, já que lata não é ecológica e tem também esse tipo de quê dando cria aqui dentro.
Mas eram muitos e eram tantos que não chegou providência.
Daí, quando assumi que remediado estava, caí.
Na insônia de não esvaziar nada, caí. Da cama pro chão. Do mar de rosas pro botão, que disse mal-querer-me nesta estação.
Um desenho de tudo e nada se fez em branco-e-preto na parede que eu mirava. Alvo das falhas, todas, projetadas.
E os quês ali, subindo, enquanto eu descia.
Era como se fossem balões inflando, nutridos das desventuras de uma deusa usando roupagens ridículas de humana.
Humana.
Por quê o retrato do humano é a solidez da sordidez?
...E os quês fazendo festa em todos os becos de clareza falta
Preenchendo os ocos de ecos
Soprando pro ar as convicções leves demais pra durar.
Ao final eu toda era um quê de desavença.
Bem-aventurança é dádiva dos excluídos do litígio.
No limbo, do enfado se (res)guardam os superiores de alma puritana.
Os desgastados ficam do lado de cá da mediocridade.
Contando quêzinhos antes de dormir...

2 de dezembro de 2008

Você sabia que...

...sua conta do gmail pode ser bloqueada por 24 horas caso você faça algo muito errado, como por exemplo mandar arquivos para uma indiana que mora em NY e quer 262 fotos em alta naquele mesmo dia, porque se trata dos registros do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes e ela precisa fazer um relatório e, se você cair na desgraça de enviar 38 e-mails com quatro fotos cada e cada foto com mais de 2 megas, sua conta fica bloqueada por utilização incomum detectada na trigésima nona mensagem?

Por isso, não faça isso.
E não pergunte como sei disso.

1 de dezembro de 2008