Deixar-se sentir é um gesto de generosidade com o mundo, porque é fazer dele parte de nós e aceitar se envolver. Fazer do mundo sensível àqueles com necessidades especiais é um gesto de generosidade com o próximo. Os sentidos aproximam, são os elos entre aquele que sente e tudo o que existe e não pode ser compreendido de outra forma, senão pelas percepções. E há outra forma? Tocar, cheirar, degustar, ouvir, ver são mais do que palavras. São portas que estendem o horizonte, ao invés de fazer dele o limite da fronteira.
A necessidade de situar-se no mundo, de entender-se e poder fazer escolhas baseadas no prazer e na dor que envolvem a experiência de estar vivo é um direito. O exercício dos deveres e dos direitos é a chamada cidadania. Viabilizar a existência sadia – que é, entre outras coisas, promover a existência livre e aberta às sensações da vida – é mais do que uma necessidade social, embora esta seja a medida padrão, porque “adultos adoram números”. A preocupação em fazer do mundo mais perceptível, salientar obstáculos e tornar os prazeres estéticos e simples, porque cotidianos, em possibilidades é praticar o amor fraterno.
Pensar em acessibilidade é potencializar os sentidos e possibilidades. Tornar provável o alcance, palpável a arte, audível a informação, compreensível o mapa. Promover ao outro sua autonomia sensória é promover o outro. Participação e democracia incluem a inclusão. E o que seria você sem os sentidos, os sentimentos e as sensações que te colocam em movimento? Poeira no vento? Razão em desalento? Perdição? Ilusão é um mundo sem inclusão, assim como o é democracia sem acessibilidade. Uma questão social, mas também de sensibilidade.
http://www.setor3.com.br/jsp/default.jsp?tab=00002&newsID=a4684.htm&subTab=00000&uf=&local=&testeira=99&l=&template=58.dwt&unit=§id=189
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Sensibilidade também nos proporciona afinidade! TÃO importante!
Beijo
FELIZ POR VC! PARABÉNS!!!
O verdadeiro direito de viver,
o resto é só acessório,
Bjos
A Amanda disse bem.
Acessibilidade, cidadania e inclusão...
O mundo é nosso e engraçado é que muitos tenham que tanto lutar pra se sentir parte dele!
=/
Sentir...
Hoje eu sinto dor de garganta...
Antes foi amor...depois virou raiva...
Postar um comentário