2 de setembro de 2009

Quando as palavras dizem mais do que deveriam

Tá bom que ser politicamente correto nem é legal. Mas me incomoda um pouco a freqüência com que a Globo fala insistentemente dos “vândalos” que se manifestaram contra a morte de uma moça de 17 anos, baleada no pescoço. Tá bom que eles destruíram ônibus, mas...

vândalo s. m. adj.

vândalo
s. m.
1. Membro de um antigo povo germânico, em parte eslavo, que devastou o Sul da Europa e o Norte da África.
2. Aquele que destrói os monumentos das artes ou das ciências.
adj.
adj.
3. Fig. Bárbaro; selvagem.

A rigor, se são vândalos ou não é discutível. E quem tem que fazer as classificações sou eu, telespectador, não eles. Além do mais, o que é ética ou moralmente repreensível numa situação pode não ser em outra. A morte não ocupou tanto tempo nos telejornais quanto a ação dos manifestantes. A narrativa me lembrou “polícia e ladrão” no recreio da quinta série, em seguida da aula de história, devidamente anunciada: “Já se passaram 70 anos desde a Segunda Guerra Mundial. Mas não é porque um conflito nessas proporções nunca mais se repetiu que isso quer dizer que aprendemos a lição. Na maior favela de São Paulo, vândalos...”

7 comentários:

Eduardo Gomes disse...

sabe, na tv mostraram um foto de uma menina braquinha, gatinha e que tinha sonhos.
e eu sempre tenho a impressao d que se fosse uma "negasemdente" ninguem ia sentir dó, e ainda iam acusar ela de ser traficante e que ela atirou na policia.
aqui no jaçana aconteceu a mesma coisa, policia matou e favela veio abaixo.
poxa, é triste nosso pais. Se vc é pobre vc tem que pagar por ser pobre. enfim...nao sei! seria assunto de horas.

Amanda Proetti disse...

Minha linda, compartilho deste incômodo. E hoje de manhã, pra forçar ainda mais a barra, eles exibiram uma reportagem com a mesma ênfase pela milionésima vez e tiveram a "pachorra" (não sei se é assim que se escreve!) de entrevistar uma socióloga que teve a "pachorra" (pra não falar um palavrão bem a altura!) de tentar justificar a violência da polícia... ASQUEROSO!!!

Vou ver se acho a matéria e te mando o link. Passou no Bom Dia Brasil.

P.S.: SAUDADE!!!

FlamingLips disse...

Não creio que tenham sido tão tendenciosos nesse caso. Quem comete ato de vandalismo, vândalo é. E nas notícias que vi, não me lembro de terem falado só disso e não terem falado do porquê da revolta, disseram claramente que foi pela morte da garota. O que, ao meu ver, não justifica o vandalismo. Além de ser bem claro nesses casos a ação organizada de traficantes, que convocam toda a região para o vandalismo organizado. Chegaram a tacar fogo em casa de morador. Moro bem próximo a região, e acho que não devia passar mais um ônibus sequer por lá. Não to justificando a ação da polícia, que foi óbviamente medíocre.

Fabis Matrone disse...

Querida, está falando da Globo, acho que já se explica por isso!

Bjoooo

Magno Nunes disse...

Ahahaha eu ri lendo um negócio agora...mas vamos ao foco... FOCO BRASIL!!!

Ah meu...
É complicado... daí caimos naquele esquema do "invasão e ocupação". São termos que eles usam para rotular e fazer a cabeça da população que eles sabem que dominam, ou seja a C e D, que por ser mais carente compra oq eles vendem!

Mas nós, que temos o dissernimento, somos responsáveis por abrir os olhos daqueles que estão apáticos...

Quanto a segunda guerra...
não aprendemos a lição e a prova disse podemos ver o Vietnã, Afeganistão (URSS), Iraque/Golfo, Kosovo, Afeganistão (USA), Iraque (USA)... Prestestos são vários, mas o mote é o mesmo, dominar o fragilizado...

Tio Adolf fez isso e olha no que deu...
Tios Bush fizeram também e por algum tempo foram aclamados... a única diferença, além dos países, é a assessoria de imprensa, pois no frigir dos ovos, é tudo pelo bem mundial...

Vc está bem?
Eu não me sinto...então, falharam!

Coisas de Sampa disse...

Comentário perfeito!
E o pior é que se repete todos os dias, a cada telejornal e não é só na Globo, não. Ou vai dizer que o Datena fala de "manifestação de moradores da comunidade" ao invés de vândalos, baderneiros e outros qualificativos mais?

Bernardi disse...

Bom, eu odeio a Globo..

E não aceito que tratem nós, bárbaros, como meros selvagens embrutecidos...¬¬