7 de fevereiro de 2008

Pulando Com.texto

O contexto pode mudar totalmente o sentido de um signo usado numa mensagem.
Tudo aquilo que representa algo para alguém em algum lugar pode ser redirecionado.
Assim:

Presidente da República declara: "Quero que

o povo se dane. Vou é meter a mão!"

Então uma cidadã, cheia de coragem e revolta, une suas forças num efusivo discurso moralista. Enquanto fala, adentra o cenário em que o presidente se encontra.

Uma praia paradisíaca, em algum lugar próximo à Fenda do Biquini...


...Sentado numa mesa do Siri Cascudo prestes a abocanhar um polvo gigante, acompanhado de salada e fritas...


Você ouviu POVO, mas era POLVO. O presidente ia meter a mão no prato!

Viu?
É assim que o contexto funciona. Parece besteira, mas faz uma enorme diferença.
Todo o discurso é situado no tempo e no espaço. O ser humano é histórico, tem consciência do passado, presente e futuro e seu estado (e discurso) é reflexo de seu tempo, sua cultura, seu meio social e econômico.

Mas, é claro, existem afirmações atemporais. Por exemplo: Natália, apesar de você não ter blog, você também é linda, tá?!

Viu? A pobre está totalmente fora do tempo e do espaço dela, mas é gente mesmo assim, né?!

4 comentários:

Magno Nunes disse...

Gente?!...sei não...hehe

Mais é mesmo o sentido muda tudo...uma coisinha errada ou mal interpretada pode ferrar.

Estou tentando lembrar de uma situação em que a pessoa se ferrou por não dizer a coisa direito, eu sei que tem...mas num lembro.. :(

Quando lembrar eu coloco..

Enfim,não vamos mudar o contexto...e nem manipular as falas...senao..o bixo pega...e se pegar o bixo come!

Beeeeeeeeeeeeessos
Má(carro bate e mata oito...que coisa! Kd o Frajola? Viu ele por ai?)

Anônimo disse...

hahhahahahahahha
adorei o texto q vc fez pra mim....
hahahahahhahahah
to rindo tanto q minha bronquite vai ataccar... vc sabe neh... deus non gosta qndo eu dou risada...ahuahuahauah
obrigada, viu?!

Anônimo disse...

e olha aqui Maguinolio...quer dizer q vc non sabe se eu sou gente?
agora vc ta me forçando a ser mal educada...:
vai tomar no c*...

E sinta se honrado...
hahahahahah
Ja mandei todos os meus grandes amigos...
Neh Ca?!
rs
hahahahahaha

Magno Nunes disse...

Ohhhhhh

Me sinto importanti!

Mas natólia vc num é gente mesmo!
Só pelo fato de você ter ficado perto da Cá já te torna diferente...
Porque a Cá também num é gente...

É...
...
...
...
...

Jornalista! (deu certo?)