10 de fevereiro de 2008

Redundância e ruído

Ruído na comunicação: não necessariamente um som, mas um algo que atrapalha a atividade comunicativa em processo.
Exemplo:
(contexto) (putz putz) Uma garota qualquer (pu pu putz putz) e um rapaz qualquer (putz putz) numa balada qualquer (pu putz) de um lugar qualquer (pu pu putz putz putz). Ele diz "E aí mina? Vem sempre aqui?" (putz putz) E ela responde algo como "Ainda não, mas minha mãe vai comprar!"... Putz............

Redundância na comunicação: repetição desnecessária. Mas aí é que está! Algumas vezes a redundância pode funcionar em favor do emissor. Esse artifício serve para enfatizar a mensagem, neutralizando os ruídos.
Exemplo:
(contexto) (putz putz) Uma garota qualquer (pu pu putz putz) e um rapaz qualquer (putz putz) numa balada qualquer (pu putz) de um lugar qualquer (pu pu putz putz putz). Ele diz "E aí mina? Você vem sempre aqui? Eu venho sempre aqui. E você? Você costuma vir aqui? Eu gosto daqui, sabe? E você? Gosta daqui? Você deve gostar, por isso está aqui, certo?" E a mina responde "É... na verdade eu nem gosto tanto... É que meu namorado gosta... Então venho mais pra ficar com ele, mesmo..."

Bem, a comunicação foi eficaz!
Nem sempre o resultado atinge o objetivo do emissor, embora o receptor da mensagem compartilhe dos mesmos códigos e, com isso, a decodificação ocorra satisfatoriamente. Às vezes é porque você esqueceu de escovar os dentes antes de mandar a mensagem, sacou?!

2 comentários:

Magno Nunes disse...

Num sei c saquei...

Mas essas conversas de baladas são impossíveis.

O ruído pode ser um problema grave, já pensou a confusão!
Fala uma coisa...a pessoa entende outra...meu deus que confusation!

A redundância também, você acaba querendo responder a própri apergunta e se ferra...
Meio aquele papo...

Sempre o cara que quer dar uma de bonitão se ferra...

Não sei se saquei...

Mas eu tento sempre escover os dentes...hehehe

Agora aquele sorriso pra foto!

Beijos
Má(...agora todos saberemos latin!)

Magno Nunes disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh o bafo!

agora saquei...

Ahahaa....colgate NELES!!!